Digite sua senha

Vista Alegre vence Prémio RegioStars 2018

Vista Alegre vence Prémio RegioStars 2018

A marca Vista Alegre é um património vivo que existe desde 1824 no município de Ílhavo, com foco na produção de porcelana e cristal. Após a sua aquisição pelo Grupo Visabeira conseguiu conciliar esforços para salvar a fábrica da ruína e de forma progressiva os seus resultados melhoraram significativamente, apresentando atualmente uma performance notável, impulsionada pela sua crescente internacionalização.

O projeto “Museu Património da Vista Alegre” capitalizou, promoveu o turismo em torno da marca bem conhecida e conseguiu cativar os votos do público vencendo o Prémio RegioStars 2018 na categoria 5 – Investir no patri­mó­­nio cultural. A sua requalificação e ampliação apoiada pelo Programa Cen­­­­­­tro 2020 e Compete 2020, era um projeto ambicioso que impulsionou a requalificação do chamado “Lugar da Vista Alegre”.

A estratégia passou por estimular o turismo sustentável com foco central na indústria, na arte da porcelana da Vista Alegre, com o seu património histórico, cultural únicos e com identidade comunitária.

O projeto implicou um investimento a rondar os 44 milhões de euros, que deu uma nova vida ao museu, à Capela, ao teatro, ao recinto, à creche, à fábrica, ao bairro operário, ao antigo palácio que agora abriga parte do hotel. O impacto regional deste projeto foi considerável, contribuindo para a manutenção de 1 495 postos de trabalho, para a criação de 100 novos, para o aumento significativo do turismo, com as dormidas a dobrar. A fábrica da Vista Alegre registrou um salto de 46% nas vendas nas lojas locais.

A CCV orgulha-se de ter acompanhado o projeto de revitalização do património da marca Vista Alegre, através do fornecimento de variados materiais de isolamento térmico, que dignifica não apenas a história local mas principalmente a do país, elevando a imagem de Portugal internacionalmente.