Digite sua senha

Nova Sede da Polícia Judiciária

Nova Sede da Polícia Judiciária

p-judiciaria3

A nova sede da Polícia Judiciária (PJ) inaugurada em 2014 foi o concretizar de um sonho há muito aguardado.

Situa-se na Rua Gomes Freire em Lisboa, edifício de enorme importância histórica e estratégica. Permitiu concentrar meios dispersos por sete edifícios de Lisboa, cujas rendas custavam anualmente ao erário público cerca de 2,4 milhões euros. Para além das economias das rendas, há as economias resultantes da concentração de serviços, como custos de comunicação e deslocações entre serviços, perda de tempo na deslocação de pessoas e todas as vantagens da concentração e proximidade dos vários serviços.

O novo edifício custou ao Ministério da Justiça cerca de 87,6 milhões na sua construção e quase 7,6 milhões na aquisição do terreno adquirido em 2008 à Faculdade de Veterinária, terreno que se situava junto à antiga sede da PJ construída em 1958 (a antiga sede também se mantém em funcionamento e está ligada ao novo edifício por um corredor de vidro).

A nova sede foi construída com os mais elevados padrões de segurança e de qualidade, destacando-se os pinos na porta de entrada contra embates de viaturas pesadas, vidros à prova de bala e um enorme dispositivo interno de segurança. A sala de situação fica no ‘bunker’, dois pisos abaixo do solo e está dotada de tecnologia de ponta. No topo do edifício, uma das maiores novidades é um heliporto para helicópteros pesados que pode ser usado pelas Forças Armadas. O Laboratório da Polícia Científica é um dos serviços com mais potencial de crescimento já que quintuplica a sua área.

De acordo com o diretor nacional, o valor total do investimento – € 87,6 milhões – foi recuperado, em oito meses de investigação e combate aos crimes económicos e à corrupção.

A C.C.V. esteve presente nesta obra de referência nacional através do fornecimento de isolamentos nas mais diversas áreas de aplicação.