Nova ala pediátrica do hospital de São João no Porto já recebeu as primeiras crianças
A nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, recebeu esta terça-feira dia 16, as primeiras 21 crianças, sendo que se prevê que a obra seja concluída nas próximas semanas.
Estas crianças juntamente com os seus familiares, foram transferidas para a área de internamento do piso 2, já finalizada e equipada. As restantes crianças dos vários serviços pediátricos deverão ser transferidas de forma progressiva ao longo deste mês, até que a nova ala pediátrica fique a funcionar em pleno.
A conclusão deste projecto representa um momento histórico para o CHUSJ e para a região após 12 anos de contentores provisórios e de condições menos adequadas. Para as crianças, pais e profissionais de saúde, é com imensa alegria e satisfação, que vêm finalmente o sonho tornado em realidade.
O investimento na construção da nova ala pediátrica, cuja obra arrancou em 1 de outubro de 2019, ascendeu a cerca 25 milhões de euros e cumpriu o calendário previsto. Com cinco pisos e mais dois subterrâneos tem capacidade para cerca de 100 camas.
Com três blocos cirúrgicos, um dos quais totalmente dedicado à unidade de queimados pediátricos, que será a primeira da região Norte. Além desta área, haverá também outras valências, tais como: a cardiologia pediátrica, cirurgia cardíaca e de intervenção, oncologia pediátrica, grande trauma e resposta a doentes neurocríticos.
A C.C.V. esteve presente nesta obra de referência através do fornecimento de isolamentos nas mais diversas áreas de aplicação.