Digite sua senha

Inauguração da nova ala do Palácio Nacional da Ajuda

Inauguração da nova ala do Palácio Nacional da Ajuda

No passado dia 07 de junho foi inaugurada a nova ala do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa marcando a conclusão de uma obra com mais de 200 anos, cujo projeto foi relançado em 2016 através da criação de uma parceria entre o Ministério da Cultura (DGPC), a Câmara Municipal de Lisboa, e a Associação de Turismo de Lisboa, alocando parte das verbas do fundo de desenvolvimento turístico da capital, para avançar com a obra que custou cerca de 31 milhões de euros.

O Palácio Nacional da Ajuda, ultima residência oficial da família real Portuguesa, é um espaço único e simbólico do património nacional e que vê agora escrita uma nova página na sua história, de relevância incontornável para a oferta cultural de Lisboa a nível internacional.

Com expressão contemporânea, a nova ala poente do Palácio tem como objetivo alojar o futuro Museu do Tesouro Real, que abrirá ao público em novembro deste ano, onde irá acomodar de forma completa e permanente a coleção de joias e outras peças, explicando a sua origem e seu percurso histórico. Este museu contará com uma exposição pensada em 11 núcleos, que inclui ouro e diamantes do Brasil, moedas e medalhas da Coroa, joias provenientes das antigas coleções particulares de diferentes membros da família real, salvas e pratas portuguesas quinhentistas, as antigas coleções particulares do rei D. Fernando II e do seu filho D. Luís I, ofertas diplomáticas, entre outras. Esta coleção de valor incalculável, é considerada uma das mais valiosas do mundo e nunca havia sido exposta na sua totalidade.

O novo museu tem expectativa de acolher cerca de 250 mil visitantes anuais, contudo até à sua abertura a ala poente continuará encerrada enquanto prosseguem os trabalhos de instalação do Museu do Tesouro Real, que serão realizados com a máxima segurança. Irá também decorrer uma campanha de valorização no Palácio Nacional da Ajuda, nomeadamente a recuperação do pátio, das fachadas e dos espaços exteriores.

A CCV esteve presente na conclusão do projeto Palácio Nacional da Ajuda através do fornecimento de isolamentos térmico-acústicos, obra que engradece e complementa a memória da história de Portugal.