Hospital de Braga
O novo Hospital de Braga é uma unidade hospitalar integrada no Serviço Nacional de Saúde (SNS), no âmbito de uma Parceria Público Privada celebrada através de um contrato de gestão assinado pela Administração Regional de Saúde do Norte (em representação do Ministério da Saúde) e o ‘Consórcio Escala Braga’ constituído pela Somague, a José de Mello Saúde e a Edifer.
Com um investimento total que rondou os 800 milhões de euros, foi inaugurado em Maio de 2011 e veio a substituir o antigo Hospital de São Marcos, uma estrutura com mais de 500 anos.
O Hospital de Braga destaca-se por ser um hospital universitário, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade do Minho, situa-se nos terrenos anexos a esta Universidade e estende-se por uma área total de 23.6 hectares, sendo o espaço de construção de 140.000 metros quadrados.
Caracteriza-se por uma infraestrutura inovadora, totalmente construída de raiz, equipado com tecnologia de última geração, que está preparado para funcionar em diversas vertentes: assistência médica, centro de investigação e Polo Universitário. Permitem disponibilizar cuidados de saúde de primeira linha em várias especialidades, tais como: Cardiologia, Cirurgia pediátrica, Cirurgias maxilares-faciais, Reumatologia, Radioterapia, medicina Nuclear, Oncologia, Obstetrícia, Psiquiatria, entre muitas mais.
A Área de influência do Novo Hospital de Braga engloba as populações dos distritos de Braga e Viana do Castelo, num total aproximado de 1,2 milhões de utentes.
A C.C.V. esteve presente nesta obra de referência da zona Norte do país através do fornecimento de isolamentos nas mais diversas áreas de aplicação.