BOSCH GANHA QUATRO PRÉMIOS INTERNACIONAIS
A maior feira de electrónica do mundo, a Consumer Electronics Show 2017, está a decorrer em Las Vegas desde o dia 5 até ao dia 8 de Janeiro e já temos a destacar quatro prémios para tecnologia de ponta desenvolvida pela empresa alemã Bosch, dos quais três foram desenvolvidos em Portugal mais precisamente em Braga e Aveiro.
A Bosch de Braga arrecadou a distinção na categoria “In-vehicle áudio/vídeo” e na categoria “vehicle intelligence”. A primeira distinção trata-se de um sistema que permite o emparelhamento via Bluetooth de forma automática do motociclo, ao smartphone e aos auriculares instalados no capacete. Toda a instrumentação do motociclo é apresentada num único ecrã em vez do tradicional painel de instrumentos, no guiador encontra-se instalado um controlo remoto em que o condutor pode efectuar as operações relativas às funções básicas do telemóvel, permite fazer chamadas e ouvir música. Neste sistema também foram incorporadas medidas para minimizar o problema das velocidades elevadas, já que o visor á medida que o motociclo aumenta de velocidade, o sistema adapta automaticamente a informação disponível no visor, dando especial relevância ao velocímetro e as notificações de perigo. Tudo foi pensado para que o condutor do motociclo não tenha a necessidade de tocar no dispositivo móvel, para reduzir possíveis distracções e aumentar a segurança. A segunda distinção trata-se de uma solução de segurança que liga via Bluetooth o smartphone a pequenos motociclos ou scooters. O objetivo é, em caso de acidente, desencadear um alerta e dar as coordenadas para um número prédeterminado.
Por sua vez, a Bosch Termotecnologia de Aveiro arrecadou a distinção na categoria “home appliances”, por ter apresentado um sistema de aquecimento de água (Greentherm 9000iSE) que pode ser ligado (ou desligado) remotamente via Internet através de uma aplicação instalada num smartphone ou um tablet. O sistema permite também regular a temperatura da água ou gerir o estado de aquecimento. Também envia um alerta para o telemóvel caso exista alguma anomalia.
A CCV felicita todos os intervenientes no desenvolvimento destes projetos agora distinguidos e orgulha-se dos seus produtos terem sido incorporados nas diversas obras de expansão da Bosch em Portugal, tanto na expansão das suas unidades de produção, como nos novos centros de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em Aveiro e Braga. Nestes centros de I&D, a empresa emprega cerca de 400 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de soluções inovadoras, que agora mais que nunca vêem o seu trabalho reconhecido internacionalmente.
A Bosch mantém a sua posição como um dos maiores exportadores do nosso país, com uma taxa de exportação de mais de 90 por cento da sua produção. A partir de Portugal, a empresa exporta os seus produtos para mais de 50 países em todo o mundo, principalmente para a Alemanha, EUA, Reino Unido, Turquia e Argélia.
A BOSCH Portugal prevê um desenvolvimento positivo para a sua atividade no país e espera um crescimento estável para os próximos anos.