Aproveitamento hidroeléctrico da barragem de Foz Tua da Sacyr Somague S.A. vence prémio internacional
O Aproveitamento Hidroelétrico da barragem de Foz Tua arrecadou no presente mês o prémio internacional atribuído pela Bentley System na categoria de “Geração de Energia”.
A Bentley Systems é uma empresa líder de desenvolvimento de software que apoia as necessidades dos profissionais, tais como do ramo da arquitetura, engenharia, construção, gestão de projecto, programação, entre outros. A Bentley oferece soluções para todo o ciclo de vida do activo de infra-estrutura, adaptadas às necessidades dos vários profissionais, através de aplicativos integrados e serviços criados em uma plataforma aberta. Cada solução é projectada para garantir que as informações fluam entre os processos de fluxo de trabalho e os membros da equipa do projecto, para assim permitir interoperabilidade e colaboração.
Desde 2004, o programa Year in Infrastructure Awards premeia a excelência, a inovação e o trabalho extraordinário dos usuários da Bentley, que se destaquem no design, na construção e nas operações de infraestrutura em todo o mundo.
Numa cerimónia realizada em Londres a 26 de Outubro, Joana Menéres Pimentel de Melo responsável pelo departamento BIM da Sacyr Engenharia e Infraestrutura, recebeu o prémio atribuído ao Aproveitamento Hidroelétrico da Barragem da Foz Tua. Reconhecimento do magnífico trabalho da Sacyr Somague neste grande projecto de engenharia.
A empresa implementou a metodologia Building Information Modeling (BIM) como elemento de inovação no projecto, o que permitiu a optimização dos recursos, bem como a melhoria do fluxo de informação e de trabalho entre as equipas envolvidas. O modelo 3D inteligente permitiu à Sacyr adoptar as melhores decisões na fase de construção e instalação, garantindo que a fonte de informação fosse única e certificando constantemente a sua qualidade. “O uso desta tecnologia facilitou uma comunicação mais fluída e transparente, graças à qual conseguimos um benefício intangível de grande valor: a confiança do cliente através de um relacionamento mais aberto e honesto”, afirma a responsável pelo departamento BIM da Sacyr.
A barragem está situada no concelho de Alijó, distrito de Vila Real (encontro da margem direita) e no concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança (encontro da margem esquerda). A sua albufeira abrange ainda os concelhos de Murça, Vila Flor e Mirandela. O valor do investimento para a construção da central e das respectivas infra-estruturas hidráulicas foi de cerca de 370 milhões de euros.
Podem obter mais informação sobre os prémios através do link: