Terminal de Cruzeiros
A zona Norte do país nos últimos anos tem desenvolvido esforços para alavancar o turismo de forma sustentada e o novo Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões rapidamente se tornou um ícone incontornável na paisagem arquitetónica da marginal de Matosinhos e do Porto, fazendo do Porto de Leixões uma plataforma estratégica de entrada na região através do número crescente de navios de cruzeiro e de passageiros, que contribui de forma decisiva para o crescimento do sector, da economia regional e nacional.
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi um investimento promovido pela APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA com um investimento global na ordem dos 49 milhões de euros, financiado em parte pelo Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013, no âmbito da Acão Específica de Valorização da Economia do Mar.
Esta lindíssima obra de arquitetura e engenharia surge de um agregado de ações e múltiplas obras de melhoramento do Porto de Leixões e da sua logística, tais como: um cais para navios de cruzeiro até 320m de comprimento; um porto de recreio para 170 embarcações; acesso pedonal para o público em geral com ligação a parte do edifício principal do novo Terminal; o alargamento da plataforma logística do Porto de Leixões com novos armazéns de apoio e Cais para cargas e descargas.
A C.C.V. marcou e continua a marcar presença nas várias fases de expansão Porto de Leixões através do fornecimento de isolamentos nas mais diversas áreas de aplicação.